logo RCN
Notícia

Prefeito Adriano Silva sanciona o Plano Diretor de Joinville

  • SECOM PMJ -

Na segunda-feira (12/9), em solenidade realizada na Prefeitura de Joinville, o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei Complementar 620, que institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville. Entre as leis que gerem a cidade, o Plano Diretor só fica abaixo da Lei Orgânica do Município. Como define o prefeito, Joinville agora tem sua bússola para os próximos anos.

"É o caminho, o orientativo para todos aqueles que vem ou já estão na nossa cidade. Sem ele, navegar em Joinville ficava confuso. Tudo podia e nada podia. Agora, passamos a ter um caminho muito bem regrado e pautado", afirma o prefeito.

Segundo o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond Vieira, o Plano Diretor insere Joinville no movimento nacional pela liberdade econômica e pela liberdade urbanística.

"Dentro do Plano, estão os fundamentos legais para que Joinville possa adotar os procedimentos de licenciamento ambiental e urbanísticos integrados e os autodeclaratórios. O novo Plano propõe uma estratégia de combate à escassez de áreas para o desenvolvimento empresarial e de áreas para habitação", explica o secretário.

Entre as inovações trazidas pelo novo Plano Diretor, Marcel também destaca os fundamentos para uma expansão urbana planejada, como a criação de setores náuticos, por exemplo.

"Ele vai disponibilizar áreas para novos empreendimentos empresariais, com potencial, a longo prazo, para duplicar o PIB de Joinville. Isso vai permitir que venham para o território de Joinville os investimentos que antes não conseguiam ser implantados em nossa cidade. O Plano também vai facilitar os procedimentos de regularização fundiária", pontua o secretário.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Guilherme Freitas Cauduro, o novo Plano Diretor é um marco histórico de regulamentação da cidade.

"Ele representa o caminho que temos que seguir para manter essa qualidade de vida, esse ambiente que faz o joinvilense se orgulhar de ter nascido ou ter sido criado aqui", reassalta Cauduro.

Participação popular

O projeto de revisão do Plano Diretor tramitou quatro anos na Câmara de Vereadores e recebeu mais de 200 emendas. Foram realizadas audiências públicas, envolvendo centenas de pessoas entre as etapas em que a revisão do Plano Diretor passou pelo Executivo e o Legislativo.

"Fizemos essas audiências para pegar o projeto do Executivo, ouvir a comunidade e ver se aquilo que está no papel corresponde ao que a população deseja", afirma vereador Wilian Tonezi, relator da revisão do Plano Diretor.(SECOM PMJ)

Rejane Gambin será nomeada como prefeita em exercício Anterior

Rejane Gambin será nomeada como prefeita em exercício

Prefeitura de Joinville abre inscrições para o Concurso de Jardins Próximo

Prefeitura de Joinville abre inscrições para o Concurso de Jardins

Deixe seu comentário